WhatsApp: 5 vergonhas que todo mundo já passou no app e como evitá-las

Cometer erros e passar vergonha ao enviar mensagens pelo WhatsApp é algo que já ocorreu com quase todos os usuários. As situações potencialmente constrangedoras incluem mandar um áudio acidentalmente antes de terminar de falar, encaminhar a figurinha errada, cometer erros de digitação e enviar uma mensagem para o contato ou grupo errado — um erro clássico.


Alguns erros podem ser rapidamente corrigidos ou previamente evitados. Por isso, preparamos uma lista com cinco vergonhas que quase todos os usuários já passaram, além de dicas de como evitar as gafes no mensageiro para Android e iPhone (iOS).




1. Mandar a mensagem para a conversa errada

Provavelmente todo usuário do WhatsApp já se confundiu e mandou alguma mensagem para a conversa errada, em meio a tantos chats abertos no mensageiro. Caso o conteúdo do texto seja pessoal, o erro pode gerar graves consequências. A situação pode ser evitada utilizando o recurso de apagar mensagem, disponível no mensageiro desde 2017.


Para apagar uma mensagem, pressione a mensagem enviada por engano e toque no ícone de lixeira na parte superior direita da tela, no Android, ou na parte inferior, no caso do iPhone. Em seguida, escolha a opção "Apagar para todos". Vale lembrar que o aplicativo só permite apagar mensagens enviadas nos sete minutos anteriores.




2. Cometer erros de digitação

Outra gafe comum entre usuários do WhatsApp é cometer erros de digitação. Isso pode ocorrer quando o usuário tecla, por acidente, em letras, números ou símbolos que não fazem parte do contexto da mensagem, já que os caracteres são próximos uns dos outros. É possível prevenir esses erros ao ativar o corretor automático.


Para ativar o corretor no Android, vá nas configurações do celular e toque em "Sistema". Em seguida, busque pela opção "Idioma e entrada" e pressione "Avançado". Depois, toque em "Corretor ortográfico" para ativar o recurso.




No caso do iPhone, entre nos "Ajustes" do iOS e toque em "Geral". Procure pela opção "Teclado" e ative as opções "Correção automática" e "Verificar ortografia". Com isso, o aplicativo irá corrigir automaticamente algumas falhas.


3. Enviar uma figurinha errada

As figurinhas do WhatsApp viraram febre entre os usuários no início de 2019 e ainda continuam fazendo sucesso no mensageiro. Há stickers de diversos temas e modelos, o que permite conversas mais divertidas e leves entre amigos.


É preciso, no entanto, ter cuidado ao enviar stickers. Mandar uma figurinha descontraída no grupo do trabalho durante um assunto sério, por exemplo, pode não ser desejável. A dica nesse caso é atentar ao contato para o qual você pretende mandar o adesivo, já que o aplicativo não exibe mensagem de confirmação antes do envio.


4. Mandar a mensagem antes de terminar de digitar

Enviar por engano uma mensagem antes de terminar de digitar é algo que acontece com frequência com alguns usuários do WhatsApp. Para diminuir os riscos, é possível desativar o envio com a tecla "Enter", tecla também usada para pular uma linha. Para isso, basta tocar nos três pontos verticais no canto superior direito da tela e pressionar "Configurações". Depois, toque em "Conversas" e desative a função "Enviar com Enter".




5. Enviar áudio antes de terminar de falar

Enviar áudios acidentalmente antes de terminar de falar é algo que costuma acontecer com muitos usuários do WhatsApp. Ao gravar uma mensagem de voz, pode acontecer de a pessoa soltar o botão do microfone, e o conteúdo acaba sendo enviado ao contato antes de finalizado. Para evitar essa situação, o WhatsApp disponibiliza uma "trava" na ferramenta de gravação de áudios.


Em uma conversa, toque no ícone do microfone e segure até que o ícone do cadeado apareça na tela. Para travar, arraste o dedo até ele. Tire o dedo da tela e grave o quanto quiser. Quando terminar, toque sobre o botão de enviar para mandar o áudio. É possível descartar a mensagem tocando em "Cancelar". A dica funciona em celulares Android e iPhone (iOS).



Fonte: TechTudo

Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO