Teste de visão é realizado em alunos de São Carlos

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação.

No período de 11 a 25 de maio, nas Escolas Municipais Padre Jorge Annecken de Bela Vista, Padre Nicolau Gouverneur do Balneário de Pratas e Prof. Mário Xavier dos Santos de São João, foi realizado o teste de visão, juntamente com a avaliação nutricional e a verificação da situação vacinal.

O teste de visão é a ação nº 12 do PSE, objetivando avaliar a acuidade visual dos alunos do Ensino Fundamental. "O exame foi realizado nos alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais, totalizando um atendimento a 392 alunos, sendo que 337 não tiveram alterações (87%), 21 não realizaram porque faltaram na aula no dia (5%) e 34 alunos encaminhados para atendimento oftalmológico (8%)", informa a Assistente Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação do município, Andréa Damin.

"Através da Tabela de Snellen, o teste foi realizado e ao observar alguma dificuldade nas duas últimas linhas, o aluno recebeu um documento para procurar atendimento especializado. Às vezes, o aluno pode ter dormido mal e estar cansado, o que prejudicou um pouco sua avaliação. Com a pandemia, teve-se um grande aumento de horas diárias de uso de aparelhos tecnológicos, e nada melhor do que avaliar-se a questão oftalmológica da população estudantil", afirma a Orientadora Educacional da Secretaria de Educação Janete Giongo.

A avaliação nutricional e a verificação da situação vacinal se encerra no dia 11 de junho, envolvendo as crianças desde a creche.

O PSE tem previsão de ações até meados de dezembro, envolvendo vários profissionais, trabalhando de forma intersetorial.