Temporal atinge São Carlos e Águas de Chapecó

O temporal registrado no início da noite desta segunda-feira (13) deixou vários estragos em São Carlos, Águas de Chapecó e principalmente em Balneário de Pratas. O fenômeno teve granizo, vento e chuva forte por volta das 19h30.


Houve falta de energia elétrica, que foi restabelecida por volta das 23h15 na maior parte. Nesta manhã, alguns locais ainda estavam sem luz. Em várias regiões de ambos os municípios árvores foram derrubadas, cercas danificadas e algumas casas tiveram danos em telhados, tanto em bairros como no centro. Bocas de lobo não deram conta do volume de água comprometendo alguns estabelecimentos, principalmente em São Carlos.


Em Balneário de Pratas, conforme o prefeito Rudi Sander, várias casas foram danificadas e várias famílias precisaram de lonas. Estabelecimentos comerciais, como bares, marcenarias e quitinetes registraram estragos. Um dos quiosques do calçadão até o camping foi arrancado e a fachada do Hotel Pratas foi danificado. Em uma das residências bastante afetada, uma árvore caiu sobre um veículo. Vias de acesso a comunidades, como Linha São Pedro registraram danos na rede elétrica e a SC 283 ficou submersa no trecho São Carlos/Pratas. Tanto em Pratas, como em Águas de Chapecó, árvores caíram sob a rede elétrica.


No bairro Madeireiro SC 160 sentido Saudades, um aviário (fotos abaixo) foi danificado e várias árvores derrubadas. A sede Social da comunidade teve parte do telhado arrancado e a outra parcialmente danificada. Na Praça da Matriz em São Carlos, uma arvore foi arrancada e parte dos tapumes que isolam a obra em andamento no local foi derrubado. Ainda no centro, próximo a Unopar, um escritório teve a parte dos fundos atingido por arvores que destruíram parte do telhado. No bairro Cristo Rei, uma chácara teve dezenas de árvores derrubadas e muitas delas sore o cercado, danificando a estrutura.


Ainda no centro, o toldo e parte da estrutura do CEIM Criança Feliz na Rua La Salle também foi atingido por galhos e árvores, assim como a fiação elétrica próximo a Discovel Center nas proximidades da Avenida Santa Catarina.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o acionamento das equipes ocorreu por volta das 20h30 em Balneário de Pratas onde houve destelhamento de casas e queda de árvores. Foi realizado o corte e retirada de duas árvores que estavam interrompendo a via pública. A guarnição também distribuiu 300m² de lona para as residências atingidas pelos fortes ventos tanto em Águas de Chapecó, como em São Carlos. Segundo a Defesa Civil municipal foram pelo menos 6 chamados em função do temporal no período.


Nesta manhã, moradores faziam a limpeza de calçadas e propriedades, e o poder público municipal removia galhos e placas e outdoors.

Segundo registro meteorológicos, foram cerca de 50mm de precipitação nos dois municípios. A previsão é de aberturas de sol nas próximas horas e com queda nas temperatura a partir desta quarta-feira na região.












Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO