TAC do poço profundo: um passo importante para o futuro

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (23), no gabinete do Prefeito Rudi Miguel Sander, um ato histórico para o município de São Carlos: a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, do poço profundo.

Estiveram presentes, o Prefeito Rudi Miguel Sander, vice-prefeito Fernando Signori, Secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos Silvano Mayer, da Saúde Ademir Damin, da Administração Finanças e Planejamento Ivan Bonissoni, presidente da CDL André Werle e da Associação Comercial e Industrial - ACISC - Januar Kroth, representante da Águas de Pratas Mineração Dr. Sizenando de Souza Filho, Assessores Jurídicos da Prefeitura Municipal Tobias Perotto e Celso Adroaldo Lehnen Putzel, colaboradores da prefeitura e imprensa.


O Prefeito Rudi Miguel Sander falou sobre este momento ímpar para o município, “numa ação construída a várias mãos que nos dá a oportunidade de, neste dia, chegarmos aonde nós gostaríamos de já estar há muitos anos. Quero agradecer a minha equipe de trabalho, ao corpo jurídico Dr. Tobias e Dr. Adroaldo, Secretário de Turismo Silvano, que por inúmeras vezes pensou e pediu para não fazer mais parte deste momento que chegamos hoje e a gente o convencia a continuar, dizendo que nós iniciamos juntos e vamos finalizar este processo juntos. E foi isto que nós fizemos: e neste quarto mês da nossa gestão Rudi e Fernando 2021/2024 entregando à comunidade São-carlense a efetiva ação de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, onde com muita honra eu assino. Isto para muitos prefeitos é algo que assusta e para nós é um motivo de satisfação e orgulho, assinar este TAC onde estamos regulamentando a forma correta de utilização da água do Poço Profundo do Balneário de Pratas. A história todos conhecem. Má gestão de quem nos antecedeu, mas isso tudo já faz parte do passado. Vamos olhar para frente, buscar dias melhores; e estes dias estão muito próximos para o turismo, não somente de São Carlos. Mas para toda grande região Oeste de Santa Catarina, onde estaremos trazendo oportunidades de negócios e renda para a nossa população, dar uma alavancada do nosso turismo e colocar novamente São Carlos num patamar de onde nunca deveria ter saído mas, por pessoas que não tinham um projeto coletivo e sim, individual, acabaram puxando São Carlos para trás. Então, numa ação feita por várias mãos, entre o município de São Carlos a Águas de Pratas Mineração, Foz do Chapecó Energia, Agência Nacional de Mineração – ANM e o Ministério Público Federal, tudo feito na maior transparência”, disse Sander. E finalizou: São mais de 3,5 anos de árduo trabalho em meio a pessoas criticando, caluniando, mas damos a volta por cima e estamos hoje assinando este documento. Estou muito tranquilo, muito sereno e muitíssimo feliz pois, com este documento poderemos transformar e elevar São Carlos para um grande patamar. Muitas novas parcerias ainda acontecerão e novas oportunidades se abrirão para São Carlos e nossa região. É um dos grandes marcos da nossa administração está sendo entregue para o município”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos Silvano Mayer falou que vê o momento muito importante para o futuro do município de São Carlos, “não só pela assinatura do TAC em si, mas pelo significado da solução que foi criada através deste documento. Esse TAC regularizará toda a situação da água termal do Balneário de Pratas o que viabilizará diversos outros investimentos, como hotéis que poderão trabalhar de forma legalizada, parque aquático que já é realidade e tantos outros. Então, nós realmente conseguimos chegar a este momento de assinatura deste documento que tem uma importância que, talvez muitas pessoas não irão perceber neste primeiro momento; mas que no decorrer de um ou dois anos os fatos estarão concretizados e as pessoas poderão sentir os benefícios deste ato. Lembrando sempre dos grandes benefícios que a população terá com a abertura do parque aquático, como banhos gratuitos em determinados dias, meio ingresso em finais de semana; tudo isso estamos tornando viável com esta assinatura. O turismo de fato se tornará realidade, criando uma nova matriz econômica para o município de São Carlos”, completou Mayer.