SETOR DE ENDEMIAS REALIZA FORÇA-TAREFA NO BALNEÁRIO DE PRATAS


O Setor de Endemias do Município de São Carlos realizou nesta terça-feira (05), uma força-tarefa no Balneário de Pratas. É uma campanha de conscientização e recolhimento de lixo, principalmente aqueles que podem acumular água e criar um possível foco de mosquito Aedes Aegypti.

Para o morador da comunidade, João Watte, é muito bom fazer essa conscientização, para que todos coloquem a mão na consciência, porque a Dengue está aí. “Então, quanto mais nós nos prevenirmos, melhor. Pois depois que virar pandemia, sem controle, não adianta correr. Temos que ter atitude enquanto é tempo”, comentou. Ele também fez um apelo toda população, não somente do Balneário de Pratas, mas de todo município, que se engajam e façam cada um à sua parte, em seu imóvel.

Já o morador Pedro Wickert também falou da importância desta ação, pois, segundo ele, ouve em meios de comunicação dos casos de dengue em cidades maiores e agora São Carlos também tem os seus. “Por isso, temos que, cada um fazer sua parte, pois tem locais com pneus jogados, recipientes plásticos, garrafas, locais com água parada, que acabam virando um criadouro de mosquito”, disse.

Já agente de endemias, Vera Lucia Giese, acha muito importante essa ação de prevenção “que já vem sendo feita há mais tempo, com agentes de endemias e de saúde passando de casa em casa, falando sobre sintomas e formas de prevenção. Ficamos sempre batendo nesta mesma tecla, alertando as pessoas sobre possíveis criadouros e como adequar cisternas, vasos de flores, bromélias, onde acumula água; além de orientar sobre uso de repelente, que é muito importante; e sobre a não automedicação. Sempre que as pessoas tem algum sintoma que procurem a Unidade de Saúde mais próxima”, completou.



O Fiscal de Vigilância Sanitária, Fábio Castelani, fez um alerta, principalmente para os proprietários de casas de veraneio, onde há piscinas e não está habitada. “Identificamos que a população está mais consciente com relação a lixo, mas ainda encontramos as mesmas dificuldades com as casas fechadas que possuem piscinas. Queremos frisar que é de suma importância que as piscinas recebam tratamento e sejam mantidas limpas durante o ano todo, mesmo as casas estando fechadas”, salientou.

O Secretário de Saúde do município, Ademir Antonio Damin também se colocou à disposição da população para sanar quaisquer dúvidas. Sabemos da importância desta campanha de conscientização e, com os casos positivos em nosso município, através do poder público, estamos fazendo nossa parte. Oque pedimos é que o munícipe se conscientize que o momento realmente é grave e faça sua parte cuidando do seu imóvel. Nós, enquanto secretaria, estamos a disposição com nossa equipe para darmos a atenção que todos merecem. Quando tiver sintomas, não esperem. Venham para a Unidade Básica de Saúde para receber o tratamento adequado e fazer os exames necessários”, concluiu Damin.


Fonte: Prefeitura Municipal De São Carlos