Setor de endemias faz alerta a população do município de São Carlos

Na tarde desta sexta (02), o Coordenador do setor de endemias Fábio Castelani deu entrevista ao Cidade News, fazendo importantes alertas para a população do município de São Carlos, em especial a população do Balneário de Pratas.


O Coordenador apontou que municípios vizinhos já estão em estado de epidemia ou pré-epidemia, tendo dois sorotipos circulando, um deles com agravamento de sintomas tardios. O município atualmente tem 2 casos confirmados importados de dengue e um caso autóctone, ou seja, infectado dentro do município, no Balneário de Pratas, além de contar com 239 focos de mosquito da dengue .


Sobre as ações para prevenir novos casos, Castellani informou que será intensificado o monitoramento de casos suspeitos e serão realizadas campanhas de conscientização para a população. Ações conjuntas com o setor de educação, para reforçar o uso de repelente, também estão previstas para esse ano.


Outra informação importante repassada, foi a do Multirão de Combate a Dengue, que será realizado na próxima semana, no Balneário de Pratas, onde cada morador deverá realizar a limpeza do próprio terreno, deixando os resíduos para serem coletados pelo setor de obras da Prefeitura Municipal, na ocasião, também será realizado um pente fino pelos agentes de endemias e outros profissionais, para verificar se ainda há focos, que serão notificados e autuações poderão ser realizadas.


Fábio destacou duas importantes ações que toda população deve seguir para eliminar focos de mosquitos e evitar uma epidemia de casos de dengue; a importância da limpeza contínua de quintais, terrenos e afins, e também o uso de repelente. Por fim, o Diretor, comunicou que todo o setor de endemias está à disposição da população para esclarecimento e também para denúncias.



Fonte: Central de Jornalismo Cidade FM/ Matheus Stoffel