SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA NO RECESSO ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação realizou a Semana Pedagógica no período de 19 a 22 de julho, com formações na área pedagógica para os profissionais da educação da rede municipal.

Foram contemplados os profissionais da Educação Infantil – creche e pré-escola – com palestras e formações virtuais com o professor Ricardo de Pellegrin com apoio da Amosc e Unochapecó, focando em troca de experiências. No Auditório Prof. Waldir Vicente Loeblein, sob coordenação da prof. Fernanda Heinen, Cláudia Limberger e Clari Ortmeier, tratou-se da Recreação e suas possibilidades de desenvolvimento, bem como do Currículo da Educação Infantil e suas especificidades.

Já os professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores para a 1ª Etapa do PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - CAMINHANDO JUNTOS, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a UNOCHAPECÓ sob a coordenação dos professores Dr. Elcio Cechetti e Dr. Odilon Poli. Os assuntos abordados nessa formação foram voltados à BNCC e ao Currículo Regional da AMOSC, atentando para as competências gerais e específicas, sendo que este trabalho de assessoramento ocorrerá ao longo do ano letivo, encerrando- -se no mês de novembro.

Também ocorreu nesta semana a Oficina Inicial do Programa A União Faz a Vida – PUFV, envolvendo os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental com a assessoria pedagógica de Jessica de Marco e Elisiane Lippi, trazendo informações e inspirações acerca dos projetos que serão desenvolvidos nas escolas.

O encerramento da semana ocorreu na sexta-feira quando professores, equipe gestora e coordenadoras pedagógicas, reuniram-se para os conselhos de classe. Cada escola realizou o conselho em sua unidade escolar, sendo este um momento em que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos e fazem encaminhamentos das ações para o 2º semestre. Após o retorno das aulas serão realizadas as devolutivas aos pais e/ou responsáveis quanto ao desenvolvimento ensino-aprendizagem de seu filho (a).

O Secretário Sadi Baron falou “foi um momento muito especial para os professores e também para os serviços gerais e motoristas da educação que, com apoio da Lilian Castelani da Epagri e da nutricionista Kathleen e de toda equipe pedagógica da secretaria também tiveram formações. O empenho conjunto foi para que, de fato, o primeiro semestre fosse encerrado com excelência e já iniciarmos o processo de formação para o segundo semestre.” Salientou ainda que a realização das formações continuadas faz parte da estratégia do Plano Municipal de Educação e agradeceu aos professores, aos profissionais envolvidos que se dedicaram na organização da semana pedagógica de formação. “Com certeza São Carlos está sempre saindo na frente e se preparando, construindo junto com os professores, com toda equipe, o processo pedagógico, de atendimento e de cuidado com o ser humano, para atender bem a população. A grande herança que podemos deixar para os nossos filhos, para a nossa população é uma educação de qualidade”, concluiu.