Secretaria de Educação realizou reunião sobre programa saúde na escola

Aconteceu nesta sexta-feira, na Secretaria de Educação de São Carlos, uma reunião que tratou sobre o Programa Saúde na Escola. “É uma importante atividade realizada anualmente, junto com a Secretaria de Saúde, com os alunos da rede Municipal de Educação, que é composta por 919 alunos”, disse o Secretário de Educação do Município Sadi Baron.

Conforme Baron, estes alunos são atendidos por vários programas com 13 ações, que são:

1- combate ao mosquito Aedes Aegypti;

2-promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3- prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; 4- promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; 5- prevenção das violências e dos acidentes; 6- identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; 7- promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; 8- verificação da situação vacinal; 9- promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; 10- promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; 11- direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; 12- promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; 13- prevenção à Covid 19 nas escolas. Ele chamou atenção especial a prevenção de doenças, que é a principal atividade. “Este ano, como tivemos um ano atípico, principalmente com o uso das tecnologias, também é realizado o teste de visão nas escolas junto as crianças. Então, este programa do governo federal em parceria com administração municipal Rudi e Fernando, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde onde os profissionais vão até as escolas, seguido um cronograma de atividades que serão realizadas durante os próximos dois semestres. É um programa muito importante que visa basicamente a prevenção na questão da saúde das crianças na escola”, comentou Baron.

A Enfermeira Michelle Brescovite também falou desta parceria com o Ministério da Saúde, numa recuperação da saúde dos educandos, que ficou em segundo plano em função desta pandemia que o mundo está vivenciando. “Também será desenvolvido no decorrer de 2021, o programa Crescer Saudável que é voltado à prática de atividades físicas e numa alimentação mais saudável com nossas crianças e com as famílias também. E nossa missão, nossa função é levar como educação para a vida dos nossos alunos” falou Michelle.