Santa Catarina deverá ter o primeiro posto de autoserviço do país

A cidade de Jaraguá do Sul, deve ser a primeira do país a ter um posto de combustível com autosserviço, ou seja, a possibilidade de o motorista abastecer seu próprio veículo.


A opção, que já existe nos Estados Unidos e na Europa, será implantada depois que a Justiça Federal reconheceu, em sentença publicada no fim de abril, o direito de uma rede de postos catarinense explorar o serviço.


A justificativa usada pela empresa na ação é que a rotatividade de frentistas é muito grande por causa da carga horária de trabalho, que envolve madrugada, feriados e fins de semana.


O juiz Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal do município, entendeu que a Lei 9.956/2000, que impede o abastecimento por autosserviço, é incompatível com outras legislações, incluindo emenda constitucional. Além disso, argumentou que a possibilidade estimula a inovação. Diante disso, a expectativa é que a rede de postos comece a implantar o serviço gradativamente já nos próximos meses, iniciando um projeto piloto em uma das unidades de Jaraguá do Sul que poderá ser replicado em outras cidades.


Fonte: ND Mais