São Carlos terá volta às aulas presenciais dia 18 de fevereiro

A Secretaria de Educação reuniu na última quinta-feira (28/01) no Auditório Waldir Vicente Loeblein, a nova equipe gestora para discutir a volta às aulas. Na oportunidade, o prefeito Rudi Miguel Sander fez a apresentação dos novos diretores que assumirão suas funções nas escolas e prepararão a volta as aulas, então, o que acontecerá dia 18 de fevereiro. O início se dará com 50% dos alunos matriculados em cada uma das unidades, para o qual a Secretaria está organizando a questão do transporte escolar, toda a logística da merenda escolar e, ao mesmo tempo, os profissionais em cada uma das áreas. Nesta segunda-feira (01) houve a escolha dos ACT’s (Admitidos em Caráter Temporário), os professores efetivos voltarão dia 03 e, oficialmente então, as aulas presenciais terão início dia 18.

Conforme o Secretário de Educação Sadi Baron, foi realizado um levantamento dos alunos na rede municipal, onde no ano de 2020 haviam 919 alunos matriculados, número este que, em 2021 deverá chegar em 1000. Destes, 84% dos pais estão dispostos a mandar seus filhos para as aulas presenciais. “Lembrando ainda, que os pais, neste ano, ainda tem a opção de escolher entre atividades presenciais ou remotas. Lembrando que estes números provêm de uma pesquisa, o que pode alterar com a publicação das medidas que serão adotadas em cada uma das escolas. Não é só voltar para a questão de ensino/aprendizagem, mas também temos um papel social muito importante de interação social. E é isto que as famílias estão esperando”, comentou Baron.

Ainda segundo ele, será uma metodologia de 50/50, isto é, metade dos alunos tem aula presencial e outra metade, remota, alternando a cada semana. “Toda região da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina e o próprio estado estão usando esta metodologia de retorno ás aulas, porque hoje, os protocolos da COVID 19 somente permite a presença de 50% da capacidade nas unidades. À partir da mudança do mapa de risco da pandemia poderá aumentar conforme o espaçamento das salas de aula”, destacou.

As escolas municipais de São Carlos estarão voltando ás aulas desde a pré-escola até o 9° ano da rede neste sistema. Já nas creches, será necessária uma adaptação e toda uma metodologia diferenciada para o acolhimento destes alunos.

Em nível de AMOSC, Baron esclareceu que não haverá aula em tempo integral; haverá apenas em um período. “As crianças que estiverem matriculadas para período integral, continuarão nesta condição, porém com aula somente em um período”, explicou.

Ele também orientou aos pais que procurem as escolas, falem com seus diretores para obter todas as informações necessárias para esta volta às aulas presenciais. Para as creches urbanas, os pais deverão procurar as diretoras do CEIM Mundo Encantado Cris Chaves e para as outras três, Rabisco, Pequeno Príncipe e Cantinho Alegre deverão procurar pela diretora Inês Eckardt. Na escola de São João, procurem pela diretora Cleonice Zart Dal Agnol. Já na escola de Bela Vista a direção estará sob o comando de Ivanete Klier Gomes; no Balneário de Pratas segue com Cristiane Coan Morona e no CEIM Criança Feliz, Antonio Ebertz.