SÃO CARLOS REALIZA VISITA TÉCNICA EM ESCOLA DO FUTURO EM FLORIANÓPOLIS

O Secretário Municipal de Educação de São Carlos Sadi Baron, juntamente com o Secretário De Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos Silvano Mayer e o diretor do CEIM Criança Feliz Antonio Ebertz, realizou nesta segunda-feira (28), uma visita técnica à escola Municipal da Tapera, chamada Escola do Futuro em Florianópolis. Segundo o secretário, é uma inovação do município de Florianópolis no campo das tecnologias e da inovação. Eles foram recebidos pelo Secretário Maurício Fernandes e a equipe do SEBRAE, para conhecer e trabalhar no município de São Carlos.

O Secretário Fernandes falou das inovações, o que é e o que contribui no processo ensino/aprendizagem dos alunos. Conforme ele, a escola do futuro, na Tapera, Sul da Ilha de Florianópolis, é uma escola muito diferente, pautada em projetos. “Não tempos os tradicionais 1°, 2°, 3° ano e sim, espaços e ambientes de laboratórios para aprendizagem. Temos laboratórios de Física, de Matemática, de Geografia, e os estudantes é que circulam pela escola e não o professor. É uma escola que tem multilinguagens; português, inglês, letramento digital e libras, e dentro do letramento digital a escola tem laboratório de informática, espaço Maker, Datashow em todas as salas e laboratórios de aprendizagem, então esta é a grande diferença desta escola. E eu espero que São Carlos também possa levar esta ideia, o que será muito bom para o futuro de todas as pessoas deste município”, disse Fernandes.

A Consultora do SEBRAE-SC Maria Gorete Hoffmann também falou do infância.com, que é uma parceria do SEBRAE com a gestão municipal que visa despertar nas crianças entre 8 e 12 anos, a partir de materiais reciclados e ferramentas simples, o gosto pela inovação, programação e robótica e, assim, contribuir com a educação do município para formar crianças preparadas para as profissões do futuro. “O professor se insere em plataformas globais de ensino tecnológico que permitem, a qualquer pessoa, ensinar programação e compreender que inovação é algo simples e que pode ser inserido de forma agradável na sala de aula. Além disso, é disponibilizado para o município um laboratório com impressora 3D, ferramentas e componentes eletrônicos para montar um laboratório, além de kits de eletrônica e robótica”, disse.

Ainda conforme Maria Gorete, outra parceria disponibilizada pelo SEBRAE ao município é o Juventude Maker, que é uma solução voltada para descoberta e desenvolvimento de grandes talentos. Com uma abordagem prática, o Juventude Maker oferece apoio para que os estudantes de ensino médio e técnico desenvolvam soluções inovadoras pelo aprofundamento tecnológico, onde os jovens são estimulados a criarem os próprios negócios, resolvendo problemas reais de mercado. “O programa cria uma rede de talentos; além de difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo em todo o município, contribuindo para a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. A nossa expectativa com essa parceria, é que o município possa sair na frente transformando a educação para revelar os talentos do amanhã”, completou.