São Carlos participa do programa abelhas fora da caixa

O SICREDI, através do Programa A União Faz a Vida – PUFV – juntamente com a Secretaria de Educação do município de São Carlos lançou no município o Projeto "ABELHAS FORA DA CAIXA". O objetivo deste projeto é contribuir com o fortalecimento psíquico do professor e equipes escolares.


Para explicar e organizar este projeto, assessora pedagógica do PUFV Rose Prestes e o agente de relacionamento da Sicredi Ivan Vizentini estão reunidos virtualmente, através do Google Meet, com os diretores das escolas e seus secretários, com rodadas de formações para professores, gestores, merendeiras e motoristas. A duração será de uma hora cada.


Nesta quinta-feira (21), o tema “Sou gestor na pandemia, e agora!”, relacionando a disrupção na Educação e a importância de ter um plano de ação com olhar de gestão; Dia 22/07 será um “Bate-papo com a tia do lanche” sobre a relação de boa saúde com uma alimentação adequada; Dia 23/07 “Proza com o Motora” sobre a Relevância da profissão e a importância da direção defensiva; dia 29/07 –Inquietações e Aspirações – O que incomoda e o que inspira! Um Braço da Pedagogia da Cooperação: Inquietações, oportunizando aos professores um olhar daquilo que está incomodando e ao mesmo tempo instigá-lo a olhar pra frente, visualizando as aspirações futuras e o aprendizado gerado no período. Dia 05/08 – Quando a sala de aula não é o limite – Olhando para a resiliência, autocuidado e a relação com a família. Um braço da Pedagogia da Cooperação: Alianças que terá como objetivo trazer uma abordagem sobre a importância da resiliência, da empatia, da automotivação e do autocuidado. Visto que a saúde mental afeta o seu relacionamento familiar. Dia 12/08 – Conectando Empreendedorismo Social à Educação - como contribuir com o desenvolvimento da minha Comunidade Escolar, um braço da Pedagogia da Cooperação: Projetos de Cooperação. Objetivo: Que o professor reconheça como está atuando para promover o empreendedorismo social na educação, o quanto conhece a realidade local e o que está fazendo para contribuir com este contexto. Dia 19/08 – Competências Socioemocionais - Como lidar com as emoções para manter os resultados. Um braço da Pedagogia da Cooperação – Soluções Comuns. Objetivo: Que o professor reconheça seu contexto profissional e mantenha a inteligência emocional. Que ele saiba como lidar com elas em prol de atingir seus objetivos (pessoais e profissionais).


O agente de relacionamento da Sicredi Ivan Vizentini, também destacou a importância da capacitação destes profissionais neste momento de pandemia. “Nós, cooperativa e secretaria de educação, temos a responsabilidade de nos colocar à disposição da comunidade para, da melhor maneira, poder atende-la e trazer uma mensagem positiva neste momento, que é passageiro”.


O Secretário de Educação Sadi Baron falou deste projeto do PUFV, juntamente com a Assessoria do SICREDI. “Estamos dando continuidade à formação para os professores e gestores. Esta parceria que temos com as cooperativas mostra a importância de poder trabalhar, em todas as escolas, o espírito da cooperação. E a formação é fundamental neste período da pandemia, pois, tão logo quando retomarmos as aulas presenciais, já teremos importantes ações com professores formados e motivados para a atividade”. Baron também agradeceu ao SICREDI pela parceria; à coordenadora local do PUFV Janete Giongo, que, segundo ele, vem se esforçando para que São Carlos continue sendo destaque em nível de região sul do Brasil nas ações do Programa. “Isto nos deixa muito felizes porque é um esforço coletivo dos professores, direção e equipe pedagógica, onde o objetivo maior é sempre atender bem as crianças do nosso município, para o seu bem estar e a qualidade da educação do município”, comentou.


A assessora pedagógica do PUFV Rose Prestes falou deste trabalho que está sendo feito com as equipes gestoras do município. Segundo ela, o foco desta formação é estar mais próximo do educadores, mostrar que o PUFV está em São Carlos para acompanhá-los e ajudá-los. E neste sentido o SICREDI criou o programa Abelhas Fora da Caixa, inserido no próprio PUFV, o qual visa, basicamente para este momento, contribuir com o fortalecimento psíquico dos professores e das equipes das escolas. E para isto, foram pensados momentos de formação para todos através de encontros remotos, com bate-papo com os professores em quatro formações específicas visando o seu fortalecimento; com gestores; com merendeiras e serventes e com motoristas. Visamos neste momento, aprofundar o conhecimento, trazermos a solidariedade, a empatia, a conexão com o outro, para que possamos sair fortalecidos de todo esse processo”, frisou.


A diretora Janice Stoffel, da Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos de São João, fez uma avaliação muito positiva da formação recebida nesta quinta-feira. “Como não temos as aulas presenciais com nossos alunos, o SICREDI lançou este desafio: realizar estas atividades online com os professores, equipes gestores, serventes e motoristas, para nos auxiliar neste momento difícil que estamos vivendo. Agradecemos à SME, ao SICREDI, por se preocuparem com os nossos profissionais da educação”, finalizou.


Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO