São Carlos: Bombeiros Comunitários realizam importante reunião

Foi realizado na noite de segunda-feira,18, junto a Sede do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Carlos, uma importante reunião, aonde além de entrega de novas fardas e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) aos Bombeiros Comunitários atuantes junto a Corporação de Bombeiros Militar, também foi implantado o Projeto Colaboração Solidária.


A reunião foi coordenada pelo Comandante Local Sargento Douglas Grade e pelo Presidente da Associação de Bombeiros Comunitários, BC Maicon Mohr. Atualmente o CBM de São Carlos, conta com 16 Bombeiros Comunitários ativos, sendo estes das cidades de São Carlos, Águas de Chapecó, Cunhatai.


A reportagem da Rádio Cidade FM, conversou com o Sargento Douglas Grade, o qual comentou a respeito do Curso de Bombeiro Comunitário, que está em andamento junto a todo o Estado. “Este curso já vem sendo desenvolvido desde o início do ano, sendo efetuado em três etapas distintas que são: 1ª Etapa – CBAE (Curso Básico de Atendimento e Emergência) On line, onde toda e qualquer pessoa pode fazer o mesmo; 2ª Etapa – TBAE (Treinamento Básico de Atendimento em Emergência), onde nos próximos dias sairá o Edital e então quem fez o CBAE poderá inscrever-se sendo o mesmo realizado durante duas noites junto ao Quartel dos Bombeiros e após efetuado esta 2ª Etapa, o aluno estará apto para a 3ª Etapa – CFBC (Curso de Formação de Bombeiro Comunitário), o qual o credencia ao final do curso, poder atuar como Bombeiro Comunitário, podendo tirar plantões e auxiliar as Guarnições nos atendimentos e ocorrências”.


De acordo com o Presidente da Associação BC Maicon Mohr, foram entregues 16 novas fardas aos Bombeiros Comunitários, bem como mais dois EPI’s de Combate a Incêndio e dois Kits de Capa de Chuva. “Estes equipamentos de proteção foram adquiridos com recursos vindos de projetos encaminhados ao órgãos públicos do município, os quais serão de grande importância no trabalho desenvolvido por todos nós, quando dos plantões realizados”.


Sobre o Projeto da FECABOM (Federação Catarinense de Bombeiros do Estado de Santa Catarina); o Projeto Colaboração Solidária, que consiste em arrecadar valores em forma de colaboração voluntária junto a Conta de Energia da CELESC, o Comandante comentou “Este projeto vem de encontro a um trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o Estado de Santa Catarina, onde os Bombeiros Comunitários realizam visitas as residências, conversando com os moradores e apresentando o projeto, o qual resume-se em o titular da conta de energia autorizar debito em conta de um valor definido pelo usuário como colaboração voluntária ao Corpo de Bombeiros Militar. Lembrando que o valor será debitado automaticamente na conta do usuário quando da autorização, não sendo necessário repasse de recurso em espécie para o solicitante”.


O Sargento Douglas ressalta que “este recurso uma vez autorizado pelo titular da conta de energia elétrica será destinado para uma conta específica, cadastrada no nome do Quartel de Bombeiros Militar de São Carlos, junto a FECABOM, a qual repassará o recurso quando solicitado ao Corpo de Bombeiros de São Carlos.



Fonte: Central de Jornalismo Cidade FM/ Fábio Ternus