Reunião de trabalho com equipes pedagógicas na AMOSC

Na manhã desta segunda-feira (10), as equipes Pedagógicas da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, reuniram-se em reunião presencial, para tratar do andamento da formação “Currículo Regional do Ensino Fundamental”, que tem como eixos principais o diagnóstico da aprendizagem, definição de habilidades focais e planejamento do contínuo curricular 2020/2021.

A Assessora em Educação da região da AMOSC Locenir de Moura Selivan, o Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron, representando todos os secretários de educação. Em seguida os trabalhos foram coordenados pelo Professor Wiliam Simões da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e do Professor Elso Sequetti da Unochapecó, que são entidades parceiras através de Termo de Cooperação para realizar as assessorias junto aos municípios, diante desta formação.

Os principais pontos abordados foram: relato dos repasses dos encontros de formação; continuidade do processo de formação; cronograma dos próximos encontros; metodologia do trabalho e, cada município fez o levantamento de suas ações desenvolvidas desde o começo do ano. “O município de São Carlos também apresentou o que já foi realizado durante o ano dizendo que, em cada escola de São João, Bela Vista e Balneário de Pratas temos professores representantes, que são os multiplicadores desta formação in loco, pois é uma formação é focada no ensino fundamental.

De São Carlos, estiveram presentes nesta reunião a Orientadora Pedagógica Janete Maria Sander Giongo; a Assistente Técnico-pedagógica Andréia Cristina Bauermann Damin e o Secretário de Educação Sadi Baron.

A Orientadora Pedagógica Janete Maria Sander Giongo destacou que “toda esta formação tem enfoco no currículo que direciona nosso planejamento. E pensar que temos que planejar a partir das habilidades que se encontram na Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, disse Janete. “E encerrando estes trabalhos teremos como meta nosso próximo encontro pelo Meet, dia 28 de maio, com todas as equipes pedagógicas, os seis professores multiplicadores do município de São Carlos, para falarmos sobre habilidades e competências da BNCC. A partir disso, estaremos fazendo o encaminhamento das atividades nas nossas escolas”, disse, lembrando que serão 10 encontros no decorrer do ano, com certificação de capacitação, tanto para as equipes multiplicadoras quanto para os professores participadores.

O Secretário de Educação Sadi Baron relatou que diante disso tudo, do diagnóstico de aprendizagem que os professores realizaram nas escolas no início de maio, a Secretaria de Educação contará com turmas de apoio pedagógico, ou seja, de reforço escolar à partir do início de Junho para alunos dos anos iniciais.