Professores de educação infantil participam de dia de estudos

O dia 18 de maio foi cheio de estudos para os professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Carlos.

De manhã, teve-se a primeira etapa da “Formação Continuada: Campos de Experiências no Ensino Infantil”, que é uma parceria dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina - AMOSC - com a UNOCHAPECÓ. A temática do dia foi “os campos de experiências a partir da BNCC - Base Nacional Comum Curricular”, com a professora Marinilse Netto.

Teremos mais cinco etapas até dia 20 de julho, todas com temáticas relacionadas às creches e pré-escolas, visando auxiliar o planejamento e o processo de ensino e de aprendizagem.

O foco da tarde foi planejamento, sistema Escola Web e o Programa A União Faz A Vida, onde, de forma coletiva, fez-se também trocas de experiências entre os professores e estagiários da rede.

Segundo a professora de Educação Infantil e auxiliar da equipe gestora das cinco creches, Clari Niederle, “palestras, paradas pedagógicas sempre são importantes para a formação profissional. Nossa palestrante Marinilse trouxe temas atuais para o debate, quando falou do Projeto de Vida, lembrei dos nossos adolescentes. Isto é um tema que precisamos trabalhar desde a creche até o ensino médio. Hoje muitos adolescentes não possuem mais objetivos e metas. A Base apresenta as habilidades e competências que devemos trabalhar com nossas crianças. O encontro da tarde foi importante no sentido de podermos juntos discutir, debater, planejar e avançar no processo ensino/aprendizagem”.

“O planejamento, junto com o estudo da BNCC, norteia o desenvolvimento das experiências (atividades) do ano letivo. Reunir os professores é fundamental para concretizar a teoria”, finaliza o professor Antonio Carlos Ebertz, gestor escolar dos Centros de Educação Infantil Municipais Criança Feliz e Aquarela.

A Secretaria de Educação têm previsto estas paradas pedagógicas no calendário escolar, dentro de formações organizadas à nível de região da AMOSC.