Plantio de mudas de árvores nativas na Praça Arnoldo Stahl

A Administração Municipal de São Carlos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos, em parceria com o Rotary Club, Epagri e o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Campus de São Carlos SC – realizou na última sexta-feira (17), o plantio de mudas de árvores nativas na Praça Arnoldo Stahl.

De acordo com o Rotariano e professor do IFSC Mateus Potrich Belle, é um projeto surgido através de uma demanda da prefeitura municipal e do Projeto Mata Ciliar. Esta demanda foi repassada para o Rotary que entrou em contato com o IFSC que assumiu a responsabilidade de fornecimento de parte das mudas. “Em princípio, este projeto seria usado como ferramenta didática pelos alunos do IFSC, no Ensino, pesquisa e extensão, trabalhando as espécies, entendendo o que são árvores pioneiras, secundários, e posteriormente, a extensão, que seria a aplicação dos conhecimentos à campo para a comunidade. E, como temos o cenário da pandemia, foram trabalhados estes conceitos com os alunos e, nós professores, estamos realizando a implantação neste espaço da praça e margens do Lajeado Moraes.

O professor de Biologia do IFSC, Franchesco Della Flora falou da desta atividade de recuperação de área degradada que faz parte do Projeto Plantando Vidas – que envolve os alunos de ensino médio integrado, edificações e agropecuária. “Recuperamos, não somente áreas degradadas, mata ciliar e áreas de nascentes de São Carlos. Realizamos mapeamento das nascentes em um projeto anterior onde fizemos intervenções em algumas propriedades de São Carlos”, comentou.

O integrante do Rotary Club Stefan Wathier ressaltou a importância desse ato, tanto para a preservação da mata ciliar na margem do lajeado quanto para sombra na praça. “Algumas árvores foram subtraídas deste local devido à revitalização e agora estamos fazendo a reposição com este plantio de novas mudas nativas”.

A Engenheira Agrônoma do Município Tamires Carré Konzen, destacou que o plantio destas mudas teve como objetivo, a compensação pela supressão de algumas árvores que foi necessária para finalização do projeto de restauração da Praça Arnoldo Stahl e a recomposição da Mata ciliar do córrego que passa junto à praça, tendo em vista que não havia praticamente nada de vegetação com o propósito de controle de assoreamento na área. De acordo com Tamires, foram plantadas mais de 100 mudas de árvores nativas, tanto frutíferas como de sombra, das espécies Jaboticaba, paineira, canafistula, cerejeira, ariticum, cedro, pitangueira, angico, chal-chal, Aguaí, açoita-cavalo, canela-guaicá, figueira-mata-pau, ingá-banana, uvaia, guatambu, canjerana, guajuvira, além de açaí e pata-de-vaca, distribuídas entre a praça e a margem do Lajeado.


Fonte: Assessoria Prefeitura de São Carlos

Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO