OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS TRAZ CONHECIMENTO PARA OS PARTICIPANTES

A "Oficina de Plantas Medicinais e fitoterapia: fortalecendo as práticas integrativas e complementares em saúde" ocorreu nesta quinta-feira (05), no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu um público de cerca de 50 pessoas, entre agricultoras, alunos do técnico em agropecuária do IFSC e população em geral.


O evento é uma iniciativa do deputado Pe. Pedro Baldissera que esteve presente e falou sobre o projeto Farmácia da Natureza e do incentivo às Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde – SUS - incluindo a fitoterapia. A organização teve apoio de entidades ligadas aos trabalhos com plantas medicinais como a Epagri, o IFSC, o Movimento de Mulheres Camponesas – MMC - e a Paróquia São Carlos Borromeu. O momento de abertura contou com a importante participação da presidente da Câmara de Vereadores Sidirléia Argenta Assmann, do Secretário de Saúde Ademir Damin e da médica Dra. Milena Mendonça.


O palestrante Alésio dos Passos Santos, especialista em Plantas Medicinais, faz parte do projeto Farmácia da Natureza e tem longa experiência na área da saúde e da fitoterapia.


Santos iniciou falando das práticas integrativas e complementares – PICs - no SUS e sua importância ao serem adotadas como políticas públicas nos municípios, oferecendo terapias alternativas com bons resultados para a população onde já estão implantadas.


Na parte da fitoterapia ele trouxe várias plantas falando sobre a identificação, uso correto, contraindicações e das diversas enfermidades que podem ser tratadas e prevenidas através de um bom conhecimento dos benefícios e princípios ativos das plantas. O público presente pode tirar dúvidas e houve muita interação com os presentes.


A oficina trouxe uma retomada dos trabalhos de plantas medicinais em grupo, que já vinham acontecendo no município, e são importantes para valorizar a sabedoria local e o conhecimento científico das plantas em prol da saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos