Município de São Carlos decreta situação de emergência

O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander realizou na tarde desta quinta-feira (02) a assinatura do decreto n° 043/2020, de Situação de Emergência em função da prolongada estiagem que o município e toda região estão atravessando.


O secretário de Agricultura Jose Cléo Kunst falou do período crítico que o município vem passando. “No dia de hoje tivemos um pouco de chuva e ainda estamos aguardando que a precipitação possa chegar próximo aos 50 milímetros que os órgãos vinham prevendo. Tivemos até agora, final da tarde, em torno de 10mm em algumas regiões do município e em outras somente 2, 3, 4, ou 5mm. Então, a situação de emergência foi decretada nesta tarde, pela preocupação que a administração municipal juntamente com a Secretaria de Agricultura e meio ambiente tem. Fizemos um levantamento do prejuízo que se apresenta até o momento, juntamente com a Epagri, a Defesa Civil através de fotos, boletins e entrevistas junto aos produtores e notamos uma situação bastante complicada. Apuramos que as lavouras de milho já tem uma perda de aproximadamente 50%, o que representa falta de alimentação para os animais mais tarde, especialmente para o gado leiteiro.


A safrinha do soja também teve uma perda de mais de 50% até o momento. Mas não se resume somente a isto: temos perda na produção de leite e em toda a atividade primária em nosso município. Esperamos que este decreto seja acatado pelas autoridades competentes do estado”, completou.


Já o prefeito Rudi Miguel Sander também falou deste ato, lembrando de toda situação anormal que o município vive, onde a falta de precipitação pluviométrica dá esta condição de realizar este decreto. “Através de levantamentos feitos pela equipe técnica da secretaria de Agricultura e órgãos representativos do nosso município, apurou-se que se faz necessário decretar situação de emergência. Com isto, o município terá condições de auxiliar os agricultores, seja com transporte de água, serviços de máquinas que se fazem necessários na propriedade, além de outras necessidades. Quero dizer que sentimos a mesma dor que o munícipe sente com esta situação e nos colocamos a disposição para fazer de tudo para amenizar este problema. E digo mais uma vez: conte conosco, que nós contamos também com vocês”, finalizou Sander.


#saocarlossc #cidadefmsc #situacaodeemergencia


Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO