1ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL DE SÃO CARLOS

Atualizado: 29 de abr.


A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de São Carlos aconteceu nesta quarta-feira (27), no auditório da Câmara de Vereadores do município. Sendo um espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde - SUS. O tema da 5ª CNSM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O eixo principal da 5ª CNSM é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:

❖ Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

❖ Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

❖ Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

❖ Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.


As Conferências de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”,


Mais de 10 anos sem Conferências, juntamente com um momento de pós pandemia onde o mundo sofreu e sofre as consequências, ter estes espaços para os profissionais e a população posso debater este assunto tão complexo mostra o quanto a atenção básica está preocupada em entender e acolher as pessoas que necessitam criando ambientes de acolhimento e escuta.


O Secretário de Saúde de São Carlos, Ademir Antonio Damin, destacou a participação de todos os profissionais, o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe, o trabalho de Assessoria que o grupo Pública presta para o município de São Carlos, “em especial a palestrante Rafaela Dezen, que foi fundamental para que conseguíssemos, em curto espaço de tempo, realizar a nossa conferência municipal da saúde mental. A inclusão destas pessoas, a preocupação dos profissionais que prestam o serviço para os usuários”, disse.





Fonte/foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal