Grupo Escoteiro General Osório de São Carlos SC completa 50 anos


O Grupo Escoteiro General Osório iniciou suas atividades no final dos anos 1960, e foi fundado oficialmente em 22 de abril de 1972, portanto temos a honra e a felicidade de estar comemorando os 50 anos de história. Uma linda história, 50 anos dedicados a educação de crianças e jovens São-carlenses. Por iniciativa do médico e Prefeito de São Carlos Sr. Sidney Pereira Lucas, foi formado o Grupo Escoteiro no município. Atualmente o Grupo Escoteiro mantém quatro seções funcionando ativamente com aproximadamente 60 integrantes.

A Alcatéia com os lobinhos entre 6,5 a 10,5 anos; a Tropa Escoteira com crianças entre 10,5 a 14,5 anos; a Tropa Sênior com jovens entre 14,5 a 18 anos e o Clã Pioneiro com jovens de 18 a 21 anos. Todas as seções, têm suas respectivas Chefias, adultos voluntários e devidamente treinados na filosofia escoteira, que dedicam inúmeras horas ao Movimento, assim como os membros da diretoria, o grupo conta hoje com 15 chefes e 13 dirigentes.

O Método Escoteiro está baseado na aceitação da Lei e Promessa Escoteira pelo jovem, de modo espontâneo e voluntário. Procura atuar nas áreas de desenvolvimento como Físico, Intelectual, Ético, Afetivo, Social e Espiritual. O Escotismo está fundamentado em três valores básicos: Respeito a Deus e à Pátria; Respeito a si e ao Próximo; Cumprimento da Lei Escoteira, compreendendo valores éticos e morais. O Grupo Escoteiro General Osório é reconhecido de Utilidade Pública Municipal desde 2004. O histórico de atividades de prestação de serviços e apoio junto à nossa comunidade é extensa.

Parabenizamos e agradecemos a todas as pessoas que passaram pelo Grupo Escoteiro durante estes 50 anos, deixando seu legado para as novas gerações, seja da forma escoteiro, chefia ou diretoria. Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do G.E.G.O