ESCOLA DE PRATAS REALIZA CICLO DE PALESTRAS EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR

A Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur do Balneário de Pratas realizou no mês de junho e julho, um ciclo de palestras para os alunos do 6º ao 9º ano, em parceria com a Polícia Militar de São Carlos, ministradas pela Soldado Ana Paula Rauber.

As palestras aconteceram em vários momentos para que todos os alunos fossem atendidos sem haver aglomeração. Cerca de 74 alunos tiveram a oportunidade de conversar e esclarecer dúvidas sobre os temas: Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, Bullying, Jogos online, a Profissão de policial, A importância de fazer escolhas.

- Qual caminho quero seguir? Que futuro quero para mim? Qual meu projeto de vida?, foram algumas das questões pontuadas.

“É muito importante a participação da Polícia Militar no processo de aprendizagem e a sua presença no espaço físico escola”, salienta a gestora Cristiane Morona. Trabalhar temas de forma pedagógica e não repressiva contribui para que o aluno entenda melhor a mensagem transmitida. Abordar esses temas faz com que eles reflitam sobre como agir, suas atitudes e a importância de fazer boas escolhas no dia a dia.

A aluna Diana Kerkhoff relatou: “Eu gostei da palestra! Acho bem importante abordar esses temas dentro da escola. Alertar as crianças e adolescentes sobre assuntos como drogas, violências e abusos, ajuda na prevenção e saber como agir em caso disso acontecer em sua família”.

“A parceria entre polícia e escola é de suma importância para se obter bons resultados perante a população. Os temas abordados foram muito relevantes para a formação dos alunos, sendo que a participação durante os momentos da palestra foi excelente. Percebemos que alguns temas realmente mexeram com os alunos, o que nos fez ter a certeza que precisamos continuar com este trabalho. As drogas, a violência, estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, principalmente neste mundo em que temos um fácil acesso a tudo, através da internet. A curiosidade das crianças e adolescentes é algo natural, por isso uma boa orientação e conversa faz toda a diferença. Ter projetos de vida, saber onde quer chegar, só nos faz lutar com mais garra pelos nossos objetivos, e isso foi repassado a eles durante a conversa. Além da escola e da polícia, a família tem relevante importância para que este trabalho tenha resultados, por isso contamos com a ajuda de todos! A Polícia Militar de São Carlos agradece a confiança e a parceira e ficamos à disposição para novos momentos”, enfatizou a soldado Ana Paula.

A escola agradece ao trabalho executado e vai fortalecer a parceria para que em outros momentos sejam abordados outros temas, com outras turmas e com os familiares. No mês de agosto acontecerá a parceria com os Bombeiros Militares, através do Projeto Bombeiro Mirim, que atenderá a turma do 6º ano. “Sempre primando pelo bem-estar e aprendizado de toda comunidade escolar”, concluiu Cristiane.