EQUIPE PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE REUNIÃO DO PUFV

EQUIPE PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

A Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação de São Carlos participou nesta quarta-feira (30), de uma reunião com coordenadoras locais do Programa A União Faz a Vida – PUFV – na sede do SICREDI em Rodeio Bonito – RS. Este programa envolve 12 municípios da região de abrangência deste banco cooperativo.

A Assessora pedagógica Jéssica de Marco falou da importância e do objetivo deste encontro. “Foi um encontro pensando na intenção de compartilhar as boas práticas, principalmente entre os municípios que aderiram ao PUFV como metodologia. Além disso, sempre reforçamos a ideia de que o programa tem uma rede de compromissos. E, para que ele realmente traga os resultados a que se propõe, que é estimular os valores de cooperação e cidadania, precisamos fortalecer os vínculos entre os agentes sociais desta rede de compromissos, que envolve os gestores, professores, Secretarias de Educação, sempre voltado pro seu objetivo, que é estar trabalhando com as crianças e adolescentes dentro de uma metodologia ativa de aprendizagem. Temos um lema criado em conjunto no nosso primeiro planejamento que é ‘Ninguém solta a mão de ninguém’, que é nosso propósito, nossa proposta de cooperação, uma educação que transforma e, por isso, estes momentos são tão importantes”, disse Jéssica.

Ela reforçou também que dia 22 de Julho haverá uma oficina inicial com os educadores do município de São Carlos, onde será dado o primeiro passo no planejamento dos projetos cooperativos de aprendizagem. São Carlos já tem uma caminhada de 10 anos dentro do PUFV, envolvendo as 10 escolas, desde a creche até o 9° ano.

A Assessora dos Programas Sociais do SICREDI Alto Uruguai Ana Busatto, falou dos inúmeros programas de relacionamento que são a responsabilidade social com os associados, nas comunidades de abrangência. “O PUFV é nossa menina dos olhos. Nosso programa pioneiro de responsabilidade social, e é o programa no qual o SICREDI investe e acredita, pelo poder da transformação que vemos na educação”, afirmou.