Diretor do IFSC – campus de São Carlos – visita administração municipal

O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander recebeu na tarde desta terça-feira (26), a visita de Raimundo José de Souza Castro – Diretor Geral do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Campus de São Carlos.

O objetivo da visita, segundo Castro, foi apresentar ao prefeito os encaminhamentos realizados durante o ano de 2020 para concretizar em 2021. “Foram diversas tentativas de angariar recursos da bancada parlamentar catarinense para a construção de uma quadra poliesportiva (multiuso) para São Carlos, que poderá ser transformada em Auditório e também utilizada em eventos culturais. Outra utilidade para esta quadra será um aporte para a vinda de eventos esportivos, à exemplo da Taça Carlos Culmey, da qual São Carlos participa, além de beneficiar as famílias que vivem no entorno do campus de São Carlos para o desenvolvimento da prática esportiva”, comentou. Disse ainda que a ideia é ampliar esta construção, caso consiga os recursos necessários através do ministério da Educação, para a prática de esportes olímpicos e outras modalidades que possam ser incluídas nesta obra.

Secretário municipal de educação Sadi Baron, prefeito Rudi Miguel Sander e diretor do IFSC Raimundo Castro

O Prefeito Rudi Miguel Sander falou da importância desta visita neste início de um novo mandato, onde reafirmou as parceiras da administração com a comunidade escolar de São Carlos que contempla toda região. “Então, para nós município, é uma alegria enorme poder ser sede do IFSC e nos colocamos a disposição para darmos sequência as parcerias existentes e realizar novas parcerias visando sempre dar melhores condições para os acadêmicos que aqui vem para adquirir o conhecimento; além de, quem sabe, colocar São Carlos com a possibilidade de atrair competições de várias modalidades esportivas e até ser um centro de referência em treinamentos para atletas que vierem a participar deste tipo de competições”, falou Sander.


Retorno às aulas

Castro também teceu comentários sobre a questão do retorno das aulas no campus, sendo que em São Carlos nas redes municipal e estadual tem retorno previsto para o dia 18 de fevereiro, obedecendo todos os protocolos. “Nesta questão, o IFSC não depende apenas do próprio campus; depende do Conselho Superior do Instituto Federal, constituído pelo reitor do Instituto, diretores de campus, representantes da sociedade civil, professores, servidores técnico/administrativos que deliberam a retomada das atividades presenciais, claro que dentro normas de política sanitária. As atividades no campus de São Carlos, conforme uma resolução do Conselho Superior, ainda estão suspensas até o dia 30 de abril. Então, para a retomada das atividades presenciais é necessário que seja aprovado no conselho Superior. Depois disto, é encaminhada para o campus onde, dentro das condições laborais e sanitárias, as aulas poderão ser autorizadas pelo Colegiado do Campus”, comentou.

Castro destacou que, no momento, o campus de São Carlos ainda não tem as condições necessárias para a volta das aulas por conta do quadro de professores ainda reduzido, uma vez que aumentou muito o número de cursos disponíveis. “Continuamos no aguardo da normativa do conselho superior que será elaborada em reunião no mês de fevereiro, quando teremos maiores informações com referência à questão”, finalizou.