Coordenadora do SAMU destaca avanços

Na manhã na manhã desta segunda-feira (7) a Coordenadora da regulação local do SAMU 192 de São Carlos, Leodete Nogueira (foto) deu uma entrevista para falar sobre os trabalhos, números, efetivo, equipamentos e alertas.

Leodete, que coordena a regulação desde 2017, inicialmente falou dos desafios e obstáculos, até pelo fechamento das quatro equipes com atendimento por 24h sete dias por semana, como ocorre atualmente. Ela também falou sobre a vinda de recursos, como é a gestão de verba do Governo Federal e dos municípios, como São Carlos e Águas de Chapecó. Ela explicou o aumento de recurso Federal.

Sobre o atendimento do SAMU, é para toda região, como foco em alguns municípios, além de vários procedimentos, os quais ela detalhou. A Coordenadora também falou sobre a central 192, e alertou para repasse das informações do chamado para atendimento. Ela alerta para motoristas do SAMU que não conhecem regiões do interior e reforça para repasse de informações corretas.

Uma avanço citado por Leodete é o projeto GPS Rural, que envolve São Carlos e Águas de Chapecó, no interior. Ela mencionou que as placas identificadores tem auxiliado, mas é importante que no chamado no 192, que seja colocado o número da propriedade e ou nome do agricultor.

Leodete ainda falou de um recente acidente de trânsito com a viatura do SAMU, mas que logo foi resolvido, até pela viatura substituta que é mantida.

Por fim ela fez um alerta de acionamento do Samu sendo, em tese apenas um caso clinico, e no local é constato sintomas suspeitos da Covid 19. Neste caso o atendimento é parado, para preparação da equipe, que também precisa se proteger. Ela alertou para importância das informações serem repassadas corretamente a central 192.

Na reportagem desta manhã, Leodete Nogueira, coordenadora do SAMU São Carlos ainda destacou que a pandemia reduziu os atendimentos, mas que sempre há ocorrências. Lembrando que o SAMU de São Carlos, desde 2012 atende junto ao Quartel Militar do Corpo de Bombeiros de São Carlos.

Fonte: Tropical FM/EC

Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO