Conselheiras tutelares entregam guia informativa

Na data do dia 18 de Maio as Conselheiras Tutelares realizaram a entrega de guias com informações que envolvem a violência contra crianças e adolescentes, especialmente quando o que ocorre é a violência sexual. O objetivo foi de difundir esse tema para cada vez mais profissionais, aumentando a consciência sobre o assunto, sobretudo nos espaços educacionais e na rede municipal de saúde, tendo em vista que ambos os espaços possuem contato direto com esse público.

Por que falar em violência sexual contra crianças e adolescentes? Por dois importantes motivos: Primeiro, porque a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. Segundo, para que o país enfrente e supere essa grave situação, é preciso conhecer muito bem o problema.

Você sabia? Crianças e adolescentes são: Sujeitos de Direitos ou seja, são pessoas que têm direitos garantidos pelas leis brasileiras, que devem ser respeitadas por todos. Pessoas em desenvolvimento ou seja, ainda não atingiram a maturidade de uma pessoa adulta, nem fisicamente e nem psicologicamente.

Pessoas que precisam ser protegidas integralmente Ou seja, a proteção de crianças e adolescentes precisa ocorrer em todos os aspectos da sua vida. Não basta, por exemplo, garantir apenas a alimentação. É necessário garantir também a saúde, a educação, a segurança e todos os direitos.

Fonte: Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Cartilha Educativa