Consórcio Iberê realizou reunião com produtores em São Carlos

No dia 03 de janeiro de 2021, foi realizada a reunião de motivação e sensibilização com os futuros beneficiários do Projeto Mata Ciliar CASAN 2020/21. Além dos produtores rurais, participaram da reunião a Sra. Aline Pedroso fiscal do projeto representando a Casan, o Sr. Jorge de Matos Casaca representando a Epagri Regional e a Sra. Lilian Mortari Castelani da Epagri de São Carlos, Sr. Mateus Bellé do Instituto Federal de Santa Catarina de São Carlos, Sra. Angela Stockmann coordenadora municipal do Consórcio Iberê e Sr. Laercio Loeblein técnico do município.

O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental – CONSÓRCIO IBERÊ, é uma associação pública, com personalidade jurídica de direito público e de natureza autárquica, sem fins lucrativos, foi fundada em 22 de julho de 1999. O Consórcio é constituído pelos seguintes municípios: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

O Consórcio representa os municípios em atividades de preservação ambiental; planeja e executa programas que promovam o desenvolvimento sustentável; integra projetos e programas em ações entre diversos órgãos; elabora e/ou executa projetos, obras e serviços na área de meio ambiente e saneamento básico e educação ambiental; assessora os municípios na gestão ambiental, hídrica e sanitária; promove e realiza estudos, pesquisas, planos e projetos nas áreas ambientais e saneamento básico; capacita atores do território em temas relacionado à preservação e recuperação dos recursos hídricos, meio ambiente e saneamento básico e apoia as ações dos comitês de bacia hidrográfica.


PROJETOS:

Projeto de Preservação, Conservação, Recuperação e Manutenção das Matas Ciliares

Financiado pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que se caracterizam pelo fornecimento de materiais para a construção das cercas para o isolamento das APP’s dos cursos d’água e nascentes, de forma gratuita, aos produtores rurais selecionados, que ficam responsáveis pela construção e manutenção do sistema.

Projeto Educação Ambiental nas Escolas

O objetivo deste projeto é contribuir para o processo de educação ambiental, através da educação formal em escolas estaduais, municipais e particulares de abrangência do Consórcio Iberê. Em vários municípios o projeto estende-se também à comunidade.

Projeto Resíduos Sólidos

O objetivo deste projeto é promover a educação ambiental como um processo educativo e participativo através de programas e atividades específicas, visando implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

ALCANCES DO PROJETO MATA CILIAR AO LONGO DOS ANOS NOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

  • Famílias beneficiadas: 422 famílias;

  • Área isolada e recuperada: 282 hectares;

  • Números de São Carlos sobre o Projeto Mata Ciliar;

  • Coordenador municipal do Consórcio Iberê: ANGELA RIFFEL STOCKMANN.

ALCANCES 2006 a 2019 NO MUNICIPIO DE SÃO CARLOS

  • Famílias beneficiadas: 97 propriedades;

  • Área isolada e recuperada: 62 hectares;

  • Futuros beneficiários Projeto Mata Ciliar CASAN 2020/21: 11 propriedades.




Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO