Atenção para Prevenção ao Câncer Bucal!

NOVEMBRO VERMELHO: MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

Os sinais - Lesões na boca, que, se permanecerem por mais de duas semanas, precisam passar por biópsia. As manchas de colorações arroxeadas, vermelhas ou brancas; feridas na boca que não se curam; e a rouquidão persistente são alguns dos principais sinais de que algo não vai bem. “E essa primeira observação pode ser feita pela própria pessoa, ao olhar-se no espelho. Ela deve observar a coloração de sua boca, começando pelos lábios, olhando língua e mucosa, para sentir se há algo de diferente. Um nódulo, ou uma elevação, por exemplo”, alerta. “Como algumas lesões são assintomáticas, essa observação é fundamental”.

A higiene bucal bem feita e após cada ingestão de alimentos é uma das principais formas de prevenção. Isso significa uma higienização completa com fio dental e enxaguantes bucais, além de movimentos leves com a escova de dentes, deixando as cavidades sempre limpas. Bons hábitos alimentares também são muito importantes. “Ingestão de frutas, verduras e legumes e muita água”.


Fonte : Facebook da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos link: https://www.facebook.com/photo?fbid=2706431596169292&set=gm.1793535574185176