54 doses da vacina da Covid 19 chegam a São Carlos

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) o ato de vacinação da Covid 19, das primeiras pessoas no município de São Carlos, na sala de Vacinas da Unidade de Saúde Dr. Walter Hund. Conforme o Secretário de Saúde do município, Ademir Antonio Damin, foram 54 doses recebidas do governo federal, através da secretaria de Estado da Saúde, que serão aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente da Covid. Pelos protocolos, deveriam ser vacinados também, idosos residentes em asilos e indígenas. Como São Carlos não possui ninguém nestes dois grupos, fica restrito neste momento, aos profissionais da saúde. Foram vacinados, neste primeiro momento, a enfermeira Luciane Berá, a Técnica de Enfermagem Marildes Casanova e o Médico que atua no setor da Covid, Dr. Sérgio Patel.

O prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander relatou que houve muitos questionamentos sobre a quantidade de doses vindas para o município, onde explicou que é o primeiro lote pois, devido à grande demanda do momento, os laboratórios também estão com falta de insumos para a produção das vacinas. “É um avanço muito importante. Ouvimos muitas discussões, principalmente no campo político, mas precisamos priorizar neste momento, a saúde da nossa população, uma preocupação que já tivemos lá em meados de maio/2020, quando a pandemia chegou em nosso município, fizemos a divisão da nossa Unidade de Saúde do centro para atendimento exclusivo da Covid, o que se fez necessário para não ocorrer uma infecção em massa da nossa população. Mesmo com a vacinação iniciando, pedimos que a população continue com os cuidados recomendados como uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações, sair de casa somente quando necessário, e demais cuidados tanto comentados nos meios de comunicação”, disse Sander.

O prefeito destacou também que será seguido o protocolo estadual e federal para a aplicação das vacinas e, tão logo forem liberadas as doses pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, será comunicado o plano de vacinação de toda população.

Já o Secretário de Saúde Ademir Damin, o Martelinho, destacou a importância desta vacinação e fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na vinda destas doses, que são poucas, mas já é um começo, em especial ao empenho da administração municipal, à secretaria de estado da saúde, ao ministério da Saúde. “Queremos dizer a nossa população, em especial aos nossos idosos que tem ligado muito aqui para a secretaria de saúde, pedindo informações, que estamos a disposição para sanar toda e qualquer dúvida e informações. E, a partir do momento que tivermos a disponibilidade das doses necessárias, estaremos divulgando o protocolo de vacinação”, concluiu Damin.

A população de São Carlos pode acompanhar a evolução da pandemia com o Boletim diário publicado nas redes sociais da prefeitura e no site saocarlos.atende.net

Rádio Cidade - 104.9 FM

Marka & LESS webmaster

Seguir

Entre em contato para mais informações

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO